O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das necessidades básicas e/ ou as actividades da vida diária.

Este serviço tem como principal objectivo criar condições de permanência do idoso, sempre que possível, no seu domicílio, colocando à sua disposição vários tipos de ajudas/serviços e por outro fomentar redes de entreajuda, com a família, amigos e comunidade.

São destinatários desta resposta social os indivíduos e famílias em situação de dependência física que residam na freguesia e limítrofes.

O Serviço de Apoio Domiciliário tem por finalidade:

a) Assegurar às pessoas e famílias formas diversas de satisfação das necessidades básicas;

b) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;

c) Contribuir para retardar e/ou evitar a institucionalização do idoso;

d) Prestar cuidados e apoio psico-social aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;

e) Promover actividades sócio-recreativas com vista a prevenir o isolamento social;

f) Colaborar na prestação de cuidados de saúde.

Para a prossecução dos seus objectivos, o Serviço de Apoio Domiciliário proporciona um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente:

  1. Alimentação: consiste na confecção, transporte e distribuição de refeições.
  2. Higiene pessoal: baseia-se na prestação de cuidados de higiene corporal e conforto e é prestado semanalmente ou diariamente sempre que necessário. Este serviço é realizado com os produtos que são fornecidos pelo utente e/ou familiares.
  3. Tratamento de roupa: são consideradas neste serviço as de uso diário, da cama e casa de banho, exclusivas do cliente. As roupas têm que ser obrigatoriamente identificadas com o n.º que lhes é facultado pela Instituição. A sua não identificação implica o não tratamento na Instituição. Este tratamento da roupa tem que ser feito em dias estabelecidos previamente e de acordo com  o dia da higiene habitacional.

Caso se verifique mau estado da roupa, desde que devidamente autorizado pela Direcção Técnica, a mesma vai para o contentor do lixo.

  1. Higiene habitacional: consiste na arrumação e limpeza do domicílio do cliente, nas zonas e áreas de uso exclusivo do mesmo.
  2. Acompanhamento, recreação e convívio: os clientes serão sempre contactados para participar em actividades promovidas pela Instituição.

Os idosos que não disponham de retaguarda familiar, o SAD pode ainda assegurar outros serviços, nomeadamente:

  1. Aquisição de géneros alimentícios, medicamentos ou outros artigos;
  2. Contacto com o exterior;

– Marcação e acompanhamento a consultas na Unidade de Saúde Familiar de Baltar, sempre que a família não tenha possibilidades de o fazer, por motivos considerados válidos e desde que haja disponibilidade de funcionários e transporte por parte da Instituição.

– Acompanhamento a outro estabelecimento de saúde fora da freguesia de Baltar, sempre que a família não tenha possibilidades de o fazer e desde que haja disponibilidade por parte da Instituição. Este acompanhamento será acrescido de uma taxa.