Objetivos Gerais

1.A educação na Creche deve promover a formação e o desenvolvimento global e equilibrado da criança, com vista à sua plena inserção na sociedade.

2.À Creche, enquanto Instituição socioeducativa, caberá assegurar a mediação entre a família e a comunidade de forma a proporcionar à criança um meio rico e estimulador para que esta possa realizar as descobertas e obter aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento.

3.Responder a grupos sociais diversificados que se movem em estratos socioculturais, espaços geográficos e dinâmicas familiares diferenciadas relativamente às propostas educativas. Assim sendo, a Creche surge como uma proposta estimuladora do desenvolvimento, captando as diferenças e trabalhando no sentido de gerar uma linha crescente de ativação adequada ao nível de maturação de cada criança, atendendo aos contextos de origem.

4.No seio do Jardim de Infância, a Creche apresenta-se como uma valência de capital importância por ser na maior parte das vezes o primeiro momento em que as crianças obtêm uma resposta às suas necessidades sociais e organizacionais.

 

Objetivos específicos da Creche

1.Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;

2.Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;

3.Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detetadas;

4.Estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem. Formar o início dos hábitos de higiene e de relacionamento com os outros;

5.Permitir o desenvolvimento das personalidades. As trocas entre elas vão permitir que o horizonte psicológico se alargue;

6.Ser a primeira preparação social para a escola elementar, tendo em atenção o ritmo da criança entre vigília e sono;

7.Permitir que a expressão sonora seja importante para a criança e para o seu desenvolvimento, fator preponderante para o seu enriquecimento no mundo dos sons e consequentemente da linguagem.