O Centro Social e Paroquial de Baltar – Instituição Particular de Solidariedade Social [IPSS], tem os seus Estatutos aprovados desde 2 de Março de 1957. Nasce a partir da dos terrenos doados por António Pereira Inácio, um filho da terra, emigrante no Brasil que nunca esqueceu as suas origens. A sua própria casa acolheu, durante muitos anos, o nosso Jardim de Infância. Foi crescendo fiel ao princípio de ajudar os mais carentes e vulneráveis da sociedade; o mesmo princípio que regia a filantropia de António Pereira Inácio.
Nas décadas de 50/60 e 70 a obra que tanta gente ajudou esmoreceu e foi então que, outros baltarenses imbuídos dos mesmos princípios também lançaram mãos à obra.
Foi em 1972 que a senhora vicentina Glória Leão, juntamente com o senhor padre Eugénio, decidiram fundar o Centro Paroquial de Assistência e Formação Social de Baltar.
A primeira valência a existir na instituição foi o Jardim-de-Infância, que abriu em 1973. Até aos dias de hoje várias foram as mudanças até mesmo a sua designação que passou a ser Centro Social e Paroquial de Baltar em 12 de Janeiro de 1988.
Hoje em dia contamos com as Valências: Centro de Dia “Pereira Inácio”, Serviço de Apoio Domiciliário, CATL Centro de Atividades de tempos livres de Conciliação Familiar “Maria Helena”, Centro de Estudos “Maria Helena”, Creche Florescer do Sonho, Jardim-de-Infância “Glória Leão” e Gabinete de Centro Social de Inserção.
O Centro Social e Paroquial de Baltar, tem como objetivo principal dar resposta às
necessidades da freguesia, nos domínios da solidariedade social e da educação.
Tem como instituições parceiras, a Junta de Freguesia de Baltar, os Bombeiros Voluntários de Baltar, o Agrupamento de Escolas Escola Daniel Faria, a Unidade de Saúde Familiar de Baltar, a Fundação A Lord, a Câmara Municipal de Paredes e o Centro de Emprego.

A MISSÃO:

A missão do Centro Social e Paroquial de Baltar, é contribuir para a promoção integral de todos os habitantes, unindo os serviços públicos competentes ou instituições particulares num só espírito de solidariedade humana cristã e social, nas seguintes respostas sociais:

CRIANÇAS                                                    IDOSOS

– Creche;                                                       – RSI

– CATL;                                                         – Apoio Domiciliário;

– Jardim de Infância;                                     – Centro de dia;

 

A VISÃO:

Respondendo aos compromissos definidos e assumidos no estabelecimento da sua Missão, a Direcção do Centro Social e Paroquial de Baltar, estabelece como principais vectores da sua Visão para a Instituição:

– Manter e consolidar a sustentabilidade operacional das actividades e respostas sociais da Instituição,

– Alargar a abrangência das suas actividades a outras que se enquadrem nos propósitos da sua missão e que potenciem o investimento infra estrutural necessário à melhoria da qualidade dos serviços,

– Ser uma Instituição de referência a nível regional, na prestação de serviços e na capacidade e credibilidade técnica e organizacional,

– Ser reconhecida como uma entidade de atitudes pró activas na procura dos melhores desempenhos de responsabilidade e solidariedade social.

– Melhorar a sua produtividade operacional, optando por diminuir os custos e os desperdícios.

 

VALORES:

– Solidariedade;                                                   – Harmonia;

– Espírito de inter-ajuda;                                      – Espírito de Sacrifício;

– Convivência cristã;                                            – Respeito pelos valores humanos;

– Transparência;                                                  – Competência;

– Respeito pela especificidade do utente;           – Desenvolvimento Global.

 

A POLÍTICA:

A política orientadora da atuação do Centro Social e Paroquial de Baltar na sua relação com todas as partes interessadas na sua atividade é marcada globalmente por um comportamento de gestão e funcionamento proactivo, cooperante, construtivo, transparente, rigoroso e valorizador de todas as partes, tendo em consideração quatro perspetivas de gestão.

 

PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE:

– Conciliar a valorização dos  investimentos com  preocupações de sustentabilidade económica e melhoria do seu desempenho organizacional e operacional, optando pelo rigor na gestão dos recursos e no controlo dos custos.

 

PERSPECTIVA CLIENTES:

– Garantir um serviço de qualidade reconhecida e procurar sistematicamente oferecer as melhores soluções para resposta às  necessidades específicas da comunidade e respetivos utilizadores dos seus serviços, optando por posturas de relacionamento vantajoso e canais de comunicação transparentes e eficazes, pelo cumprimento escrupuloso das especificações em regulamento e pelo carácter pedagógico da sua atividade e competências em matéria de ação social.

 

PERSPECTIVA INTERNA:

– Promover a eficiência e a qualidade operacional em total conformidade legal, optando por investimentos sustentados em infra estruturas e equipamentos que permitam a diversificação e a ampliação da gama de serviços assim como a sustentabilidade da actividade,

– Assegurar um relacionamento exigente, claro e contínuo com todos os fornecedores e prestadores de serviços com impacto directo na conformidade dos serviços, por forma a garantir as adequadas condições de segurança, de saúde, de higiene, de sociabilidade e operacionais aos seus clientes e à melhor gestão dos recursos, optando por uma selecção e avaliação contínua dos seus desempenhos e pelas melhores relações de preço, qualidade, proximidade e diversidade.

– Garantir o cumprimento das obrigações legais e regulamentares inerentes  à actividade e à relação entre os seus interlocutores.

 

PERSPECTIVA DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM:

– Proporcionar as adequadas condições de trabalho aos colaboradores, a valorização dos seus conhecimentos e das suas competências, optando por estimular e promover a sua formação contínua, a sua valorização individual, as boas relações interpessoais, a capacidade de iniciativa para projectos internos e a ocupação responsável e participativa dos seus tempos livres.

– Assegurar à comunidade envolvente do seu território de actuação condições sócio culturais que proporcionem a melhoria do seu bem-estar, optando por envolver ou envolver-se com os cidadãos e suas organizações representativas em dinâmicas que contribuam para a melhoria da qualidade social e para o cumprimento da missão do Centro Social e Paroquial de Baltar,

– Sistematizar as análises contínuas ao desempenho do Centro Social e Paroquial de Baltar, reportando à Direcção e às Entidades Reguladoras informação consolidada e objectiva dos desempenhos passados, acções desencadeadas e perspectivas futuras, optando pela responsabilização e pelo envolvimento das suas chefias intermédias na monitorização, medição, análise e melhoria de indicadores de contínuo desempenho.

Direcção:

Presidente: P. João Ulundo Kasoko

Vice Presidente: José António Barbosa Leal

Secretária: Maria Teresa Moreira de Macedo Teixeira Sousa

Tesoureiro: Avelino Ferreira Ribeiro

Vogal: Susana Cristina Neves Correia da Silva Moreira

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Mónica Pereira Sousa

1.ª Vogal: Alice Maria de Barros Durães

2.º Vogal: Eunice Marília da Costa e Silva