Objectivos Gerais

1.A Educação Pré-Escolar e o CATL têm como objectivo principal promover a formação e o desenvolvimento global e equilibrado da criança, com vista à sua plena inserção na sociedade.

2.Ao CATL do Jardim de Infância “Glória Leão”, enquanto Instituição socioeducativa, caberá assegurar a mediação entre a família e a comunidade de forma a proporcionar à criança um meio rico e estimulador para que esta possa realizar as descobertas e aprendizagem necessárias ao seu desenvolvimento.

3.Responder a grupos sociais diversificados que se movem em estratos socioculturais, espaços geográficos e dinâmicas familiares diferenciadas relativamente às propostas educativas. Assim sendo, o Jardim de Infância surge como uma proposta estimuladora do desenvolvimento, captando as diferenças e trabalhando no sentido de gerar uma linha crescente de activação adequada ao nível de maturação de cada criança, atendendo àqueles contextos de origem.

 

Objectivos específicos

1.Sensibilizar as crianças para aceitar, compreender e respeitar a diversidade social e cultural;

2.Tornarem-se pessoas literatas para retirarem satisfação e informação da leitura e da escrita;

3.Adquirirem hábitos de higiene e de defesa da saúde;

4.Promover as actividades em grupo através do diálogo;

5.Promover o desenvolvimento da expressão psicomotora, plástica, dramática e corporal;

6.Promover as seguintes áreas importantes para o desenvolvimento da criança: literatura, matemática, modelagem, culinária, reciclagem, sons e expressão;

7.Promover o conhecimento de si e do outro e a sua aceitação;

8.Sensibilizar para datas importantes, valorizando hábitos, tradições e costumes já esquecidos,

9.Motivar para o sucesso escolar;

10.Aumentar a auto-estima, o auto conceito e autonomia de cada criança;

11.Desenvolver o sentido da responsabilidade, a iniciativa, tomada de decisões e escolhas;

12.Promover o pensamento criativo, raciocínio e resolução de problemas de ordem emocional, afectivo relacional e social;

13.Solicitar a participação da família através de troca de opiniões, experiências, expectativas e realização de actividades;

14.Conhecer e respeitar tradições, hábitos, culturas e valores